sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Problemas Sexuais Femininos

Dificuldade em atingir orgasmo é um problema que quase toda mulher sofre em algum período de sua vida. Para muitas, essa dificuldade é passageira, muitas vezes decorrente de um relacionamento infeliz com o seu parceiro ou de acontecimentos dolorosos e estressantes, tais como: perda de um ente querido, divórcio, desemprego, dificuldades financeiras, problemas de saúde, etc. Por outro lado, para outras essa deficiência é um fato constante em suas vidas, um bloqueio que as infelicitam e as impedem de ter uma boa qualidade de vida.

Frigidez é um termo infeliz e impreciso porque sugere que a mulher é fria, uma geladeira, porque não responde a uma estimulação sexual. Muitos homens, devido à sua presunção e ignorância, pensam que uma mulher é fria quando não experimenta orgasmo. Em muitos casos, o que falta é uma boa estimulação por parte de muitos homens que são inadequados em suas manifestações sexuais e amorosas. Em grande número de casos, a incapacidade de muitas mulheres de expressarem ou gozarem da sexualidade poderia ser superada por um parceiro compreensivo e amoroso. Aliás, tudo na vida precisa de estímulos. O apetite precisa ser estimulado. A inteligência precisa ser estimulada. O amor, o sexo, a amizade, o companheirismo, precisam ser estimulados.

Somos movidos a estímulos. Portanto, seria mais correto falar dos graus variados de dificuldade de resposta sexual nas mulheres. Há mulheres que, apesar de não conseguirem atingir o orgasmo, tem desejo sexual, se excitam e, portanto, tem uma boa lubrificação vaginal. E, por esta razão, não é frígida.

Por outro  lado, há as que não apresentam nenhuma resposta sexual, isto é, não tem desejo sexual, não se excitam e, evidentemente, não chegam ao orgasmo. Em contrapartida, há as que não tem nenhuma resposta sexual, por razões diversas, somente com um homem em particular, que em muitos casos é o marido ou o parceiro.

Quais são as causas dessas dificuldades sexuais?

São várias as causas. No entanto, alguns casos têm uma base orgânica. A mulher se excita sexualmente até certo ponto, mas o coito é impedido por algum problema doloroso na vagina, em geral uma zona de tecido cicatrizado ou uma lesão inflamatória, o que nesse caso o ideal é ser encaminhada ao médico para descartar algum problema orgânico. No entanto, na grande maioria dos casos, a causa da dificuldade sexual é de origem psicológica e emocional.

Problemas de relacionamento com o parceiro (mágoas, ressentimentos, ciúmes, sentimentos de inferioridade, rivalidades, insegurança, desconfiança, decepção, traição), valores morais, educacionais e religiosos rígidos, experiências traumáticas, dolorosas, decorrentes de abusos sexuais, estupros ocorridos no passado,  podem ocasionar bloqueios sexuais.
Tratamento

Para as mulheres com disfunção sexual não existe medicação, diferentemente dos homens . A  melhor coisa que a ciência pode oferecer é aconselhamento, um dispositivo que aplica sucção no seu clitóris ou terapia física para a vagina também (como vibradores, óleos lubrificantes,para massagem ,e aguçar a fantasia).

Conseguir ajuda para mulheres com problemas sexuais é um problema complicado. “Essa é uma área altamente negligenciada”, disse para a CNN a Dra. Sharon Parish, que trata mulheres com disfunção sexual. “Muitos médicos da área primária não tem ideia do que fazer.”
Portanto, se você quer ajuda para seus problemas sexuais você deve fazer algumas sugestões ao seu médico. Se você não insistir, nada vai mudar.

Seguem alguns tratamentos para a disfunção sexual da mulher:

1.      Terapia cognitiva comportamental poderá ajudar a se tranquilizar, e ajudar qual o melhor tratamento e ajudar entender  onde começou esse problema e como trata-la.



1 - Seja Aberta com seu médico ,coloque  sem medo  seus anseios  e até receios.

2 -  Alguns especialistas dizem que a testosterona ajudou muitas de suas pacientes. Não ajuda apenas com o desejo sexual, mas colabora também com a excitação, segundo eles.
Tem um grande problema: A testosterona está disponível apenas em doses masculinas, que são altíssimas para as mulheres. Você precisa de um médico que esteja familiarizado sobre como adequar a dose para mulheres.

3 - Arginina, alguns médicos sugerem o uso de uma pomada com arginina, um aminoácido que supostamente aumenta o fluxo sanguíneo. Em princípio deve agir como o Viagra. Especialistas afirmaram observar os benefícios em algumas pacientes e não em outras. Segundo eles as mulheres podem tentar e decidir por si mesmas.

4 - Ervas ante-estresser. Estresse pode afetar a libido feminina. As mulheres são mais afetadas pelo estresse do que os homens. Algumas ervas ante estresse indicadas para problemas sexuais por médicos são: ashwagandha (Withania somnifera), astragalus, ginseng (Ginseng panax). O licopódio também pode ser usado para o estresse, mas seu médico terá que monitorar seus níveis de potássio.

5 - Não espere iniciativa do outro lado .Esta é a regra mais importante: não espere que seu médico pergunte sobre os seus problemas sexuais. Você deve sentir-se na posição de trazer este tópico à tona primeiramente, pois muitos médicos não se sentem confortáveis para iniciarem esta conversa.

6 - Soltar as fantasias, conhecer seu corpo ,onde e qual o melhor local a ser  tocado. Para isso entra a masturbação, as massagens com óleos ,  vai fazer despertar cada pedaço do seu corpo e de sua mente. Lembre-se também que medicamentos não irão ajudar todas as mulheres com problemas sexuais. Segundo médicos, medicamentos ajudam cerca de metade das mulheres na pós-menopausa e apenas 20% daquelas que ainda menstruam. O restante se beneficiou com o conselho de psicólogos e psiquiatras.

Márcia Ruas Gonçalves
Av. Pedro Lessa 1640 cj .602 - Aparecida
Tel. (13) 30260702 cel. (13) 97265391
Santos - São Paulo

COGNITIVO COMPORTAMENTAL
CRP.06/3003
Email: marciapsicol2009@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário