segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O que é a terapia cognitiva comportamental?



A terapia  cognitiva comportamental tem o objetivo de modelar e modificar comportamentos inadequados, baseando-se no referencial emocional do paciente. Grande parte do tratamento baseia-se no aqui e agora, ajudando o paciente a promover as mudanças desejadas em sua vida.

O tratamento concentra-se na oportunidade para uma nova aprendizagem adaptativa e na produção de mudanças fora do ambiente clínico. A solução de problemas constitui uma parte importante do tratamento.

O paciente e o terapeuta caminham juntos, numa relação cooperativa na qual planejam as estratégias para enfrentar problemas claramente identificados.

A terapia cognitiva comportamental é em grande parte uma auto-ajuda e o objetivo do terapeuta é auxiliar o paciente a desenvolver habilidades para superar não só os problemas existentes, como também quaisquer problemas futuros semelhantes.

A maior parte da terapia ocorre no dia-dia, com o paciente colocando em pratica o que foi discutido nas sessões terapêuticas. É executado o home works(lição de casa), onde o paciente coloca em pratica o que foi trabalhado em terapia. As lições de casa são de extrema importância, porque são treinos executados pelo paciente, para que ele torne-se cada vez mais capaz, seguro e independente.

Márcia Ruas Gonçalves
Av. Pedro Lessa 1640 cj .602 - Aparecida
Tel. (13) 30260702 cel. (13) 97265391
Santos - São Paulo

COGNITIVO COMPORTAMENTAL
CRP.06/3003
Email: marciapsicol2009@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário