sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mamografia é melhor forma de prevenir câncer de mama

Por: Ellen Colombo





Método mais eficaz para detecção do câncer de mama, o exame deve ser feita todos os anos por mulheres com 50 anos ou mais. Outubro é o mês dedicado à prevenção e alerta sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa, como é conhecido, é inspirado em um movimento que começou em 1998 nos Estados Unidos. Como muitas mulheres temem a realização da mamografia, por motivos que vão do medo da dor, de sofrer preconceito e até de descobrir que há algo errado, a campanha deste ano enfoca nos familiares e amigos com o lema: mamografia se não fizer por você, faça por mim. A mamografia é hoje o método mais eficaz para detecção do câncer de mama. Quanto mais velha for à mulher, mais importante é a realização do exame de mamografia que deve ser feito com uma periodicidade de um a dois anos. De acordo com o médico radiologista Oscar Defonso, que atua na área há 30 anos realizando exames de mamografia, toda mulher deve fazer o exame em todas as fases da vida. “A maior incidência está em mulheres com mais de 40 anos de idade”, alerta. Segundo o médico, que realiza aproximadamente 100 mamografias por dia, o exame é indolor. A grande vantagem das campanhas de prevenção, para o especialista, é que as mulheres recorrem à prevenção por conta própria. “O câncer de mama é um problema de saúde pública e pode ser prevenido com a mamografia.”

EXAME

Doença que mais mata mulheres em todo o mundo, o câncer de mama acomete principalmente mulheres com mais de 40 anos, mas o número de jovens com câncer de mama cresce a cada ano. Desse modo, a classe médica busca conscientizar a população feminina da importância dos exames e diagnóstico precoce. O principal foco das campanhas de combate ao câncer de mama está na conscientização da importância do exame de toque nos seios a fim de notar diferenças e surgimento de corpos que antes não estavam na região, como deformidade, seios muito assimétricos, retrações na pele, líquidos sanguinolentos que saem dos mamilos, feridas com forte odor, aumento rápido de volume e mamas muito quentes e com vermelhidões na pele, além da realização anual de exames de mamografia. De acordo com Defonso, que participou do 40º Congresso Brasileiro de Radiologia, em Recife-PE, uma novidade na área é a mamografia digital que deve ser difundida com mais intensidade nos próximos anos. “No Brasil temos as mesmas tecnologias do resto do mundo”, comenta. A imagem digital é visualizada no monitor imediatamente após a exposição, isso permite que o radiologista faça o laudo do exame diretamente, antes mesmo do paciente sair da sala. Outro exame de fundamental importância é o autoexame que pode ser feito em frente ao espelho. Com as mãos atrás da nuca e os cotovelos levantados, para que os músculos do peito se flexionem, a mulher deve olhar para os seios procurando quaisquer alterações na pele ou tamanho e forma dos seios. Depois, é necessário sentir  cada seio com a palpação durante o banho. Levantando um braço e usando a outra mão com os dedos ensaboados para fazer a palpação do seio a ser examinado. Com as polpas digitais dos dedos é possível sentir todo o seio pressionando-o contra o peito e também as axilas. Após o banho, a mulher deve palpar cada seio deitada em uma cama com um travesseiro sob os ombros. No lado da mama a ser palpada deve-se manter o braço elevado e a mão atrás da nuca.
MAMOGRAFIA

 A 
mamografia é útil para detectar o câncer de mama em fase inicial, podendo descobrir alguns tipos de cânceres antes de você ou até mesmo antes de seu médico poder sentir um nódulo. O mamograma também pode ser usado para conferir um nódulo achado num exame físico ou no autoexame. Podem ajudar a determinar quais nódulos são cancerosos e quais são benignos. Porém, todo nódulo suspeito deve passar por biópsia ou removido, até mesmo quando o nódulo parece benigno no mamograma.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
PROVIDÊNCIAS

Para a realização da mamografia é necessário que a mulher e
steja com suas axilas e tórax limpos. O ideal é não usar desodorante ou perfume no dia do exame, pois os produtos podem dificultar a interpretação do exame.
PROCEDIMENTO

O mamograma pode ser feito no consultório médico ou em uma clínica radiográfica. Para ser realizado é necessário que a mulher  retire sua camisa e o  sutiã. O técnico usará uma máquina grande para realizar as radiografias de cada mama. O procedimento geralmente leva só alguns minutos. Durante o processo é possível que a mulher sinta um pouco de pressão quando as mamas forem apertadas entre os dois pratos para as radiografias. Cada posição para fazer a radiografia requer alguns segundos.
RESULTADO


Após o exame, o médico informará quando o exame ficará pronto e quando deverá ser feito o próximo mamograma. Comparando uma série de mamogramas feitos em momentos diferentes (cada ano) no mesmo consultório ou clínica pode facilitar o diagnóstico do câncer precoce. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, mulheres com idade entre 35 e 39 anos devem programar um mamograma básico de prevenção. A partir dos 40 anos de idade, devem realizar um mamograma a cada dois anos. Quem tem mais de 50 anos, precisa realizar um mamograma a cada ano.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário