segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Qual a melhor maneira de educar nossos filhos?



Nesta  profissão ,já á alguns anos;as dúvidas maiores dos pais sobre a  educação adequada aos seus filhos qual a melhor maneira e como educá-los,e a frase mais constante é “eles não vem com manual”.

E como fazer e qual a melhor forma de educá-los?

Pois bem alguns dias lendo um livro do Dr .Içami Tiba ele colocou alguns pontos básicos mais que achei muitos importante.Eis alguns trechos:

-Pai e mãe devem falar a mesma língua; troquem idéias em família antes de tomar uma decisão importante, com isso haverá um compromisso de todos.

-Impor limites saudáveis e possíveis de respeitar (se acontecer ausência, incoerência ou inconstância de limites pode provocar ansiedade, falta de controle e insegurança; levando à diminuição da auto-estima das crianças).

-Os Pais só devem promete aquilo que pode ser cumprido, para que a criança não perca a confiança nos pais.

(“QUEM PROMETE PODE ESQUECER, MAS O CREDOR DA PROMESSA JAMAIS ESQUECE”).

-Deve sempre haver uma conversa do seu dia; o que fizeram, onde foram. E que saibam ouvir, além de participar da vida deles. E as crianças escutam também com os olhos, portanto,quando quiserem realmente ser ouvidos, falem olhando bem nos seus olhos.

Para melhor contato com seus filhos algumas dicas:

PAREM: o que estiver fazendo e limpe a cabeça de pensamentos pré-concebidos, como se fosse atender o filho pela primeira vez;

OUÇAM: até o fim a fala de seu filho (estimula o comportamento racional humano)

OLHEM: pois o olhar é instintivo e capta tudo instantaneamente.

PENSEM: Na melhor resposta para atender as necessidades e alimentar a independência  e a auto-estima.

AJAM: Conforme a linha educativa que pretendam adotar.

Lembre-se que somos o espelho para nossos filhos, eles mais cedo ou mais tarde imitaram aquilo que um dia fizemos com eles, se não os:

Respeitamo-los também não iram nos respeitar;...

Se acharem que o melhor jeito de educá-los é gritando mais cedo ou mais tarde eles gritaram conosco...

Se não respeitamos os mais velhos, e os erros das pessoas eles também não respeitaram.

Nossas atitudes e nossos comportamentos e principalmente nosso vocabulário tem ser muito cuidadoso ao usá-los, porque com certeza eles repetiram tudo àquilo que fomos, e tudo aquilo fazemos, o exemplo é tudo.  

Se no momento que ele nos pede atenção e não estamos muito bem eles não tem culpa alguma ,então recolhemos pra o descanso um banho demorado e ai sim renovado iremos dá-lo a correta atenção ...

E muito bom senso, compreensão e principalmente muito amor.

Márcia Ruas Gonçalves
Av. Pedro Lessa 1640 cj .602 - Aparecida
Tel. (13) 30260702 cel. (13) 97265391
Santos - São Paulo

COGNITIVO COMPORTAMENTAL
CRP.06/3003
Email: marciapsicol2009@hotmail.com

Um comentário:

  1. Acredito que ao dar educação aos nossos filhos existe de nossa parte uma certa inexperiência nisto, tenho quatro filhos, e foi com o passar dos anos com meu próprio amadurecimento que considero que hoje a educação que passo para eles esta melhor, acredito que daqui a alguns anos deverei achar que errei em alguma coisa nos dias de hoje.

    ResponderExcluir